PROGRAMA #8
CONQUERING THE DREAMED CITY (Conquistando a Cidade Sonhada)>> vídeos espanhóis
06/11, sábado às 16h
duração: 37 min.
curadoria: Macu Móran (Espanha)
Este programa é sugerido como uma reflexão coletiva sobre as funções da metrópole, a evolução das áreas metropolitanas e as interdependências entre população e o indivíduo através de diversas idealizações. Num esforço de compreender as realidades urbanas do nosso tempo, e o lugar do ser humano no mundo com a cidade como ponto de referência, o programa liga obras audiovisuais através deste leitmotiv, com a intenção de transmitir a habilidade de adaptação da cultura ao espaço. “Metrópolis” tem sido um tópico frequentemente discutido na história da arte e do cinema, através da análise crítica de enorme poder reflexivo sobre os efeitos adversos do desenvolvimento urbano desenfreado. Com a intenção de promover um aprofundamento dessa importante questão contemporânea, esta seleção de vídeos espanhóis direciona seu foco a interpretações da realidade social urbana, procurando envolver o público nesses questionamentos.
Rain (Espanha, 2007, 03min)
Direção: Carmen Esplá
Uma mulher descalças seus sapatos e inicia a dança com a cidade, abraçando ruas, flertando com postes de luz, em uma relação de amor intenso com a cidade.
Carmen Esplá é videoartista, coreógrafa e performer.
Inner City (Espanha, 2007, 08:39min)
Direção: Carlos Cid
O artista tenta colocar o espectador em uma posição reflexiva sobre o processo de aprendizado provocado diariamente pelas experiências urbanas.
Nascido em 1965 em Madri, onde mora. Participou de exposições na Espanha, India, EUA, Holanda, Japão e Cuba.
Videos of Desire (Espanha, 2001-2004, 08min)
Direção: Fernando Baena
Trinta e uma pessoas são video-documentadas enquanto desejam um sonho em silêncio, mostrando o efeito em seres humanos de diferentes culturas do poder da ilusão, dos sonhos e dos desejos, como o impulso que faz o mundo girar.
Desde 1991, Fernando Baena participou de diversas exposições individuais e coletivas internationais com performances, instalações e vídeos, em cidades como Madri, Taipei, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Córdoba, Santiago, Valência, Mexico, Havana, entre outras.
Un Usual Mob (Espanha, 2007, 06:20min)
Direção: Ana de Alvear
Um grupo de personagens muito diversos duvida que o local onde eles vivem possa ser o melhor. Por causa disso, um dia decidem sair, a procura de um lugar melhor, encontrando pelo caminho novas possibilidades, as quais dão a eles a chance de mudar seus pontos de vista.
Nascida em 1962, Madri.
Ana de Alvear trabalha principalmente com videoarte. Em suas obras há um diálogo que transforma a percepção física e espiritual do espectador, desafiando os seus sentimentos arquetípicos, separando os elementos da realidade a que pertencem e mudando o seu significado intrínseco. Seus vídeos e instalações foram exibidos em Oroon Gallery (Seul); Hara Museum, Aoyama Cultural Salon e Cervantes Institute (Tóquio); Kunstvlaai Biennial (Amsterdam); Waterman’s Art Centre (Londres); Alte Feuerwache (Colônia); Podewil (Berlim); MoCA (Shanghai); Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madrid); e Armory Show (Nova Iorque).
Latinoamérica (Espanha, 2008, 03:35min)
Direção: Nuria Gil
Uma série de vídeo-poemas sobre a cidade, com reflexões astutas sobre o ambiente comum e diário, em uma verdadeira ode à cidade e aos pequenos detalhes que a constroem.
Nuria Gil (Madrid, 1977) é videoartista, fotógrafa e escritora. Ela mostrou seu trabalho em exposições coletivas, exposições individuais, livros e revistas em diferentes partes do mundo. “The Two Colors Notebook” participou de uma exposição itinerante no Centre Pompidou, em Paris, Triennale di Milano, Museu de Arte de Xangai e Tóquio Shiodomeitalia Creative Center. Alguns outros de seus trabalhos têm sido mostrados em Matadero Madrid, Prado Medialab ou CCCB. Ela também é membro do Confusion Group Art Collective, com quem dirigiu o curta premiado “Sorry to Bother You”, selecionado em mais de 40 festivais internacionais e agora parte da coleção do Museu de Arte Contemporânea de Madrid, assim como uma pintura e uma vídeo-escultura do grupo. Seu curta de animação, “Oink!”, foi selecionado em mais de 20 festivais internacionais e foi exibido no Reina Sofía Museu Nacional de Arte.
Séquiéneres (Espanha, 2007, 03min)
Direção: Laia Lobo
O encontro de uma pessoa com ela mesma através da reflexão produzida durante a jornada de uma viagem. O movimento como espaço entre espaços, onde a única coisa que permanece imóvel é a identidade pessoal.
Formada em filosofia e cinema, Laia Lobo trabalha na televisão há mais de 20 anos. Dirigiu documentários, programas culturais e todos os tipos de obras audiovisuais. Também realiza obras de arte e pertence à Associação Cultural Visual Band (www.bandavisual.org), dedicada à educação e realização e difusão de documentários de temas sociais.
Vanitas (Espanha, 2009, 03:57min)
Direção: Evaristo Benitez
Uma fusão espetacular de animação que transpassa diferentes meios que, separadamente, seriam considerados brilhantes. A imagem produz o fio onírico-discursivo, a concatenação lógica entre imagens e o fluxo de vários trabalhos prévios que não são apenas um movimento, mas evolução.
Deixe um comentário