MOSTRA//Conquering the Dreamed City

PROGRAMA #8

CONQUERING THE DREAMED CITY (Conquistando a Cidade Sonhada)>> vídeos espanhóis

06/11, sábado às 16h

duração: 37 min.

curadoria: Macu Móran (Espanha)

Este programa é sugerido como uma reflexão coletiva sobre as funções da metrópole, a evolução das áreas metropolitanas e as interdependências entre população e o indivíduo através de diversas idealizações. Num esforço de compreender as realidades urbanas do nosso tempo, e o lugar do ser humano no mundo com a cidade como ponto de referência, o programa liga obras audiovisuais através deste leitmotiv, com a intenção de transmitir a habilidade de adaptação da cultura ao espaço. “Metrópolis” tem sido um tópico frequentemente discutido na história da arte e do cinema, através da análise crítica de enorme poder reflexivo sobre os efeitos adversos do desenvolvimento urbano desenfreado. Com a intenção de promover um aprofundamento dessa importante questão contemporânea, esta seleção de vídeos espanhóis direciona seu foco a interpretações da realidade social urbana, procurando envolver o público nesses questionamentos.

 

 

Rain (Espanha, 2007, 03min)

Direção: Carmen Esplá

Uma mulher descalças seus sapatos e inicia a dança com a cidade, abraçando ruas, flertando com postes de luz, em uma relação de amor intenso com a cidade.

Carmen Esplá é videoartista, coreógrafa e performer.

 

Inner City (Espanha, 2007, 08:39min)

Direção: Carlos Cid

O artista tenta colocar o espectador em uma posição reflexiva sobre o processo de aprendizado provocado diariamente pelas experiências urbanas.

Nascido em 1965 em Madri, onde mora. Participou de exposições na Espanha, India, EUA, Holanda, Japão e Cuba.

 

Videos of Desire (Espanha, 2001-2004, 08min)

Direção: Fernando Baena

Trinta e uma pessoas são video-documentadas enquanto desejam um sonho em silêncio, mostrando o efeito em seres humanos de diferentes culturas do poder da ilusão, dos sonhos e dos desejos, como o impulso que faz o mundo girar.

Desde 1991, Fernando Baena participou de diversas exposições individuais e coletivas internationais com performances, instalações e vídeos, em cidades como Madri, Taipei, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Córdoba, Santiago, Valência, Mexico, Havana, entre outras.

 

Un Usual Mob (Espanha, 2007, 06:20min)

Direção: Ana de Alvear

Um grupo de personagens muito diversos duvida que o local onde eles vivem possa ser o melhor. Por causa disso, um dia decidem sair, a procura de um lugar melhor, encontrando pelo caminho novas possibilidades, as quais dão a eles a chance de mudar seus pontos de vista.

Nascida em 1962, Madri.

Ana de Alvear trabalha principalmente com videoarte. Em suas obras há um diálogo que transforma a percepção física e espiritual do espectador, desafiando os seus sentimentos arquetípicos, separando os elementos da realidade a que pertencem e mudando o seu significado intrínseco. Seus vídeos e instalações foram exibidos em Oroon Gallery (Seul); Hara Museum, Aoyama Cultural Salon e Cervantes Institute (Tóquio); Kunstvlaai Biennial (Amsterdam); Waterman’s Art Centre (Londres); Alte Feuerwache (Colônia); Podewil (Berlim); MoCA (Shanghai); Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madrid); e Armory Show (Nova Iorque).

 

Latinoamérica (Espanha, 2008, 03:35min)

Direção: Nuria Gil

Uma série de vídeo-poemas sobre a cidade, com reflexões astutas sobre o ambiente comum e diário, em uma verdadeira ode à cidade e aos pequenos detalhes que a constroem.

Nuria Gil (Madrid, 1977) é videoartista, fotógrafa e escritora. Ela mostrou seu trabalho em exposições coletivas, exposições individuais, livros e revistas em diferentes partes do mundo. “The Two Colors Notebook” participou de uma exposição itinerante no Centre Pompidou, em Paris, Triennale di Milano, Museu de Arte de Xangai e Tóquio Shiodomeitalia Creative Center. Alguns outros de seus trabalhos têm sido mostrados em Matadero Madrid, Prado Medialab ou CCCB. Ela também é membro do Confusion Group Art Collective, com quem dirigiu o curta premiado “Sorry to Bother You”,  selecionado em mais de 40 festivais internacionais e agora parte da coleção do Museu de Arte Contemporânea de Madrid, assim como uma pintura e uma vídeo-escultura do grupo. Seu curta de animação, “Oink!”, foi selecionado em mais de 20 festivais internacionais e foi exibido no Reina Sofía Museu Nacional de Arte.

 

Séquiéneres (Espanha, 2007, 03min)

Direção: Laia Lobo

O encontro de uma pessoa com ela mesma através da reflexão produzida durante a jornada de uma viagem. O movimento como espaço entre espaços, onde a única coisa que permanece imóvel é a identidade pessoal.

Formada em filosofia e cinema, Laia Lobo trabalha na televisão há mais de 20 anos. Dirigiu documentários, programas culturais e todos os tipos de obras audiovisuais. Também realiza obras de arte e pertence à Associação Cultural Visual Band (www.bandavisual.org), dedicada à educação e realização e difusão de documentários de temas sociais.

 

Vanitas (Espanha, 2009, 03:57min)

Direção: Evaristo Benitez

Uma fusão espetacular de animação que transpassa diferentes meios que, separadamente, seriam considerados brilhantes. A imagem produz o fio onírico-discursivo, a concatenação lógica entre imagens e o fluxo de vários trabalhos prévios que não são apenas um movimento, mas evolução.

Evaristo Benítez nasceu em Azuaga (Espanha) em 1957. Ele atualmente trabalha em Barcelona nos domínios da pintura, escultura e técnicas gráficas. Uma das características de sua obra é a materialização do movimento, o fluxo, as mudanças de estados e de posições, criando uma metáfora surpreendente para a rigidez dos materiais que ele normalmente usa (mármore, chumbo, bronze, ferro). Demonstrado interesse nas possibilidades técnicas que o vídeo como meio expressivo lhe oferece, Benitez começa uma nova trajetória em 2006 com a realização de vários vídeos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: